O modelo de desenvolvimento adotado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, com o modelo administrativo da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) abrangendo os órgãos que lidam diretamente com as atividades econômicas, permitiu ao Estado avançar na implantação de uma cultura de sustentabilidade que hoje permeia diversas atividades econômicas, principalmente o agronegócio.


Esse foi um dos destaques feitos pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro, no painel "O meio ambiente e o agronegócio", promovido pelo Viex Americas. O evento foi realizado de forma presencial e com transmissão on line pelo Viex Americas, empresa de informação empresarial especializada em eventos nas áreas de meio ambiente e energias renováveis. Neste ano, o Congresso ocorre juntamente com o LASE - Licenciamento e Gestão Socioambiental no Setor Elétrico, também realizado pela Viex.


"Os resultados obtidos em nosso Estado nos mostram que a expansão do agronegócio e desmatamento, não são sinônimos. Temos de lembrar que o Código Florestal permite, por exemplo, a supressão vegetal. Hoje, 97% do desmatamento em Mato Grosso do Sul é legal e a expansão da nossa produção agrícola está se dando por meio da conversão de pastagens em áreas de lavoura. Precisamos ultrapassar o debate em torno do licenciamento para avançar em outras questões de sustentabilidade e de gestão do território, como o uso e conservação da água e do solo", finalizou Jaime Verruck.


Além da participação do titular da Semagro, o painel "O meio ambiente e o agronegócio", promovido pelo Viex Americas, contou com a moderação de Eduardo Campos Ferreira (Sócio, Machado Meyer) e com as apresentações de Daniela Mariuzzo (Diretora Executiva, IDH Brazil); Érika Almeida Santana (Advogada de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cargill); Marcelo Augusto Boechat (Chefe de Meio Ambiente, Embrapa); Mauren Lazzaretti (Secretária do Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso) e Rafael Cidade Ming (Head Jurídico Compliance, SUPERBAC).


Publicado por: Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semagro


Jornalista: ARMÔA, Marcelo

(SEMAGRO - 25.11.2020)