Iniciativa criada por jovens advogados promove aulas de direito a alunos do Ensino Médio em escolas paulistas

                                                                           constituição do Brasil

1º OLIMPÍADA CONSTITUCIONAL DE SÃO PAULO FOI REALIZADA NA PUC NO DIA 2 DE MAIO (FOTO: DIVULGAÇÃO CONSTITUIÇÃO NAS ESCOLAS)

Imagine apenas que você tenha três minutos para responder uma questão sobre a Constituição Brasileira, fosse julgado por dois professores de Direito e estivesse sob o olhar de dezenas de curiosos. Foi este o desafio de dezesseis alunos de escolas públicas na noite da última terça-feira (02/05), no Tucarena, na PUC de São Paulo. Selecionados dentre 800 candidatos, os alunos participaram da 1ª Olimpíada Constitucional de SP, promovida e organizada por jovens advogados.

A Olimpíada é um dos "produtos" de um projeto maior tocado por eles: Constituição nas Escolas. Criado em 2015, pelo advogado Felipe Neves, o projeto oferece aulas de direito a alunos do ensino médio de escolas públicas. O objetivo é mostrar as obrigações e direitos do cidadão brasileiro perante a sociedade. É explicar, por exemplo, o que é uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), qual a função dos três poderes previstos na Constituição até que moradia e educação são direitos que todos os cidadãos brasileiros deveriam ter.

O Constituição nas Escolas ganhou aval em 2016 ao ser premiada no Young Leaders of the Americas Initiative, lançada por Barack Obama para premiar jovens inovadores da América Latina e Caribe. A história foi contada por Época NEGÓCIOS em fevereiro. Atualmente, o projeto está presente em 50 escolas de rede pública em SP. Até o final de junho, a meta de Neves e de seus colegas, é levar as aulas para 100 escolas no total. Atenderão, assim, 15 mil alunos por semestre.

Para ganhar o direito de disputar a olimpíada, os alunos de escolas públicas da capital e do interior de São Paulo precisaram redigir um texto respondendo à seguinte questão: "Se posicione e discorra sobre o programa Cidade Linda da Prefeitura de São Paulo, no que diz respeito aos grafites e às pichações". Em tempos de discussões inflamadas e radicalismo político, era necessário que os alunos utilizassem ao menos um artigo da Constituição Federal para fundamentar argumentos. Precisavam, enfim, explicar na prática aquilo que haviam aprendido com os advogados em sala de aula.

                                                                             1º OLIMPÍADA CONSTITUCIONAL

GRUPO VENCEDOR DA 1ª OLIMPÍADA CONSTITUCIONAL DE SÃO PAULO: ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ALBERTO TORRES (FOTO: DIVULGAÇÃO CONSTITUIÇÃO NAS ESCOLAS)

Animados e sem deixar de demonstrar o nervosismo, os selecionados levaram familiares e amigos para assistir à disputa. Não havia ali quem conseguisse esconder algum tipo de orgulho - seja os alunos, os familiares, os jovens advogados ou até mesmo os dois professores que julgaram as respostas: o desembargador Antônio Carlos Malheiros e Roberto Dias (da PUC e da FGV/SP). "Há esperança para o país no momento que olho para vocês e vejo o interesse pela constituição federal e pelo pensamento político diferenciado", disse Malheiros ao abrir oficialmente a Olimpíada.

A partir daí, no Tucarena, famoso por promover cultura e arte, só se falou de Constituição. Vieram as cláusulas pétreas, PECs, direito de ir e vir, liberdade de expressão e até pluralismo político. Era preciso, em alguns casos, defender opiniões com base nos artigos constitucionais. De vez em quando, o choro de um bebê - parente de um dos competidores - ecoava na arena. Como um lembrete a todos de que, afinal, a vida corria enquanto todos estavam ali discutindo leis. Não sem motivo.

Ao final, por uma diferença mínima de um ponto, o grupo de meninas que representava a Escola Estadual Alberto Torres sagrou-se campeão. Gabriela Rodrigues, Grasieli Regina, Vitória Souza e Yasmin Portela voltaram para casa cada uma com um notebook e uma bolsa integral em um cursinho pré-vestibular. Os outros três grupos também foram premiados com tablets e vale-presentes. Todos, sem exceção, saíram de lá sabendo mais sobre nossas leis. Saíram de lá, por que não, um pouco mais cidadãos.

                                                                             olimpiada

ADVOGADOS QUE TOCAM O PROJETO CONSTITUIÇÃO NAS ESCOLAS DURANTE OLIMPÍADA CONSTITUCIONAL. GRUPO É FORMADO POR: FELIPE NEVES, SERGIO OPICE, PEDRO DUTRA, RENATO ARRUDA FILHO E PAULA BONI (FOTO: DIVULGAÇÃO CONSTITUIÇÃO NAS ESCOLAS)

                                                                             grupo vencedor

GRUPO VENCEDOR DA 1ª OLIMPÍADA CONSTITUCIONAL DE SÃO PAULO (FOTO: DIVULGAÇÃO CONSTITUIÇÃO NAS ESCOLAS)


(Notícia na íntegra)