Em 16 de junho, a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) lançou oficialmente, por meio da Resolução SFP nº 36/2023, o Smart Sefaz, uma plataforma que conecta sistemas, ferramentas e bases de dados do Fisco Paulista.

O Smart Sefaz consolida a jornada de transformação digital em curso na Sefaz-SP, conectando sistemas, ferramentas e bases de dados com o objetivo de facilitar o relacionamento do contribuinte com o Fisco por meio da inteligência no uso de informações e da redução e simplificação das obrigações acessórias.

A previsão é de que esta plataforma possa oferecer os mais variados serviços e permita que diversos sistemas da Secretaria possam interagir para aumentar a eficiência da Administração Tributária paulista, reduzindo a imposição de obrigações aos contribuintes e cidadãos.

A partir do segundo semestre deste ano, as primeiras ferramentas disponibilizadas por meio do Smart SEFAZ são a outorga e gestão de procurações e substabelecimentos eletrônicos por sistema e processos, em relação a todos os serviços fazendários, bem como dois módulos para consentimento, consulta e gestão de dados e informações em conformidade com a LGPD.

Cita-se ainda o planejamento para o lançamento do Smart Sefaz Indicadores (SSI), para análise e decisões automáticas em processos da Sefaz-SP com base nos riscos e dos comportamentos dos contribuintes nas interações com a SEFAZ.

(Portal SEFAZ/SP. Disponível em <íntegra>. Acesso em jun. 2023)