Por Paula Dume

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) foi notificado sobre a operação que envolve a aquisição do negócio global de acessórios do grupo americano International Equipment Solutions (IES) pela também americana Stanley Black & Decker. O valor da transação foi mantido sob sigilo pelas empresas.

A transação compreende desde a criação até a prestação de serviços e a manutenção de acessórios para equipamentos direcionados aos mercados agrícola, de infraestrutura, de reciclagem, dentre outros, sob diferentes marcas.

A Black & Decker fornece mundialmente ferramentas manuais, elétricas e acessórios, soluções de acesso mecânico e de segurança eletrônica, entre outros tipos de produtos. Por outro lado, a IES, a CWS e a IES do Brasil fabricam acessórios para equipamentos pesados. A americana IES atua no país por meio da IES do Brasil produzindo cabines, incluindo as de locomotivas, além de máquinas e acessórios complexos fora-de-estrada.

Segundo o formulário de notificação da operação, o negócio abrange ainda a compra de 100% das quotas emitidas e em circulação da IES e todos os papéis emitidos e em circulação da americana CWS Industries Corp., atualmente detidos pela IES Global B.V. e IES Global Holdings B.V, pela Black & Decker. O acordo também inclui um contrato de fabricação entre a IES do Brasil e a Black & Decker do Brasil.

Na documentação submetida à autarquia, as empresas reconhecem que, embora produzam peças de reposição para diversos tipos de equipamentos diversos, entendem que não há sobreposição horizontal entre suas atividades. No entanto, com relação às atividades que têm efeitos no país, as atividades das companhias acabam sofrendo sobreposição no mercado de rompedores e martelos hidráulicos tanto no Brasil quanto no mundo.

O deal foi notificado nos Estados Unidos em 17 de agosto. Segundo o documento, o negócio foi apresentado novamente em solo americano nesta quarta-feira (19). A previsão é de que a autoridade antitruste americana aprove o negócio em 19 de outubro.

O edital de notificação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (21).

O BMA Advogados está representando no Cade a Stanley Black & Decker, enquanto o Machado Meyer Advogados está assessorando a IES.

Lexis 360
https://www.lexisnexis.com.br/lexis360/noticias/1549/black-decker-vai-comprar-negocio-global-de-acessor/
(Notícia na íntegra)