Confira as alterações ao Decreto Federal 6.514/08 sobre infrações e sanções administrativas por condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
Decreto Federal 11.075/22, que regulamenta o setor, é um avanço, mas a segurança jurídica sobre o assunto ainda depende de lei específica.
Um dos objetivos do Plano Nacional de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais é promover e aperfeiçoar a integração de sistemas de informação e bases de dados usados para alimentar o Cadastro Ambiental Rural.
A instituição do Planares e a criação do Recicla+ visam aprimorar a gestão e o gerenciamento adequado, transparente e eficiente dos resíduos sólidos no país.
Novo instrumento normativo fixa responsabilidades, estabelece estrutura organizacional e define diretrizes, procedimentos e ações para garantir a atuação conjunta e coordenada dos setores público e privado, atenuar possíveis danos ambientais e evitar, ao máximo, os prejuízos à saúde pública.
Municípios passam a ter competência legislativa para estabelecer extensões de faixas marginais de APPs, levando em consideração características locais.
Novo decreto será aplicável aos processos de cessão de uso em tramitação em 15 de junho de 2022, data em que suas disposições entram em vigor.
Roberta Leonhardt e Caroline Marchi, sócia da área trabalhista, debatem os temas que mais colocam as empresas em situação de crise atualmente, em questões trabalhistas. Dentre os assuntos abordados estão as consequências para as empresas que se enquadram em casos de trabalho escravo pelas autoridades trabalhistas - seja na cadeia produtiva ou por meio de empregados próprios; as ações para gestão de crises que as empresas devem considerar e dicas para a prevenção desses casos.
Mesmo na hipótese de responsabilidade solidária, o ônus da reparação somente poderá ser atribuído ao Estado na impossibilidade de o efetivo causador reparar o dano.
Título de crédito utilizado por produtores rurais incentiva a preservação ambiental no meio rural e promove práticas sustentáveis.
Programa criado poucos dias antes do início da COP-26 demonstra evolução do país no esforço de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e cumprir a Agenda 2030.
Entre os principais assuntos a serem discutidos pelos líderes globais está a regulação do mercado de carbono.