Por Alexandre Leoratti e Luís Viviani

Nas bancas consolidadas, a maior preocupação é manter a tradição da marca. Muito mais do que captar clientes – já que há esferas mais adequadas para isso –, o objetivo é consolidar a imagem da banca, com produção e divulgação de conteúdo informativo. No planejamento entram iniciativas tão diversas como o relacionamento com a imprensa, newsletters, folders, produção de artigos, estratégia de mídias sociais e realização de eventos.

O escritório Mattos Filho, por exemplo, possui 23 funcionários dedicados a ações de marketing, como a produção de materiais institucionais, apresentações, folders, livros sobre temas técnicos, atualização dos currículos dos advogados, entre outras funções. Até 2015, a área de comunicação do escritório funcionava de maneira separada do marketing. Hoje, os dois setores se uniram.

“A união das duas áreas serviu para termos um discurso único para todos os públicos estratégicos. Também evitamos trabalhos dobrados, o que gera mais eficiência”, afirma Ive Lima, gerente de comunicação e marketing do Mattos Filho. Comunicados internos e para clientes eram escritos por equipes diferentes, por exemplo. Hoje, um único profissional escreve o conteúdo e o envio é feito para todos os públicos. Além disso, o escritório tem investido muito em eventos, uma iniciativa importante para manter contato com os clientes. Em 2017, segundo Ive Lima, será realizado praticamente um por dia.

Nova roupagem

O Machado Meyer passou por um reposicionamento no ano passado, com a criação de uma nova marca para o escritório. Por meio de pesquisas, o marketing percebeu que apesar de a marca da banca já ser relevante e bem avaliada, havia uma chance de evoluir para se aproximar mais do cliente. O trabalho durou nove meses.

“O escritório percebeu que os clientes possuíam a necessidade de saber o que estava acontecendo, quais eram os assuntos do momento e como isso impactava as suas empresas”, conta Fernanda Carneiro, gerente de comunicação. Segundo ela, a nova marca trouxe “diferenciação, além de reforçar a reputação corporativa”. “Temos desenvolvido um trabalho grande ao tentar traduzir e levar as informações de forma mais customizada, com excelência de serviço, proximidade e a visão dos escritórios em determinados assuntos”, afirma.

Uma das principais ações de marketing oriundas do rebranding foi a criação de um portal de conteúdo do escritório chamado “Inteligência Jurídica”. No site, os advogados da banca escrevem sobre pautas quentes. “O portal é uma nova forma de trabalhar o marketing jurídico, de maneira séria, totalmente dentro das regras e com o ponto de vista totalmente da informação”, afirma. Além de Fernanda, o departamento conta com quatro analistas e mais três estagiários.

No Demarest Advogados, apesar de não ser estruturada como um departamento, a área de marketing existe há aproximadamente dez anos e conta com sete pessoas. “Eu sou gerente da área e respondo para a diretoria executiva”, explica Marcela Fontes, head de marketing.

O planejamento, que contém as principais ações e estratégias de marketing do escritório e é traçado com o auxílio de empresas como Deloitte e O.Brain Company, é pensado para ser feito em ciclos de 5 anos. A banca já está no segundo destes ciclos – o primeiro foi há 7 anos.

“O marketing consiste em inteligência estratégica. É praticamente um departamento de comunicação estratégica e eventos”, explica Marcela. O Demarest realiza dois eventos por semana sobre temas diversos temas como tributação de expatriados e a Medida Provisória 784. Para isso, o escritório conta com um auditório em que cabem 105 pessoas.

Discreto

O sócio Eduardo Salomão, do Levy & Salomão Advogados, por sua vez, diz que o escritório opta por uma estratégia de marketing mais discreta, com uma abordagem mais centrada no cliente. Quem comanda a área na banca é a gerente de mídias e relações públicas Clarice Chiquetto, que também cuida da assessoria de imprensa.

Ela conta que chegou em 2010 para estruturar a comunicação como uma área integrada de comunicação promocional e marketing. “Eu tenho uma equipe com mais duas pessoas. Como vamos começar um novo site, vamos contratar mais colaboradores”, diz.

Jota
https://www.jota.info/advocacia/marketing-juridico-a-imagem-do-seu-escritorio-03112017

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