Dezesseis universitários foram escolhidos na última semana para participarem da segunda edição do programa CEO por um Dia no Brasil. Ao longo do mês de novembro, cada um deles irá acompanhar o presidente de uma grande empresa durante uma jornada diária de trabalho.
O programa é realizado pela consultoria de executive search Odgers Berndtson com apoio do Estado, PDA International e Machado Meyer Advogados.
′′A seleção deste ano foi bem difícil, porque o nível dos candidatos estava muito alto. Sendo assim, além do PDA (processo de seleção) e das entrevistas pessoais com os diretores da Odgers Berndtson, ainda tivemos de utilizar outros instrumentos de avaliação para chegar a uma conclusão sobre quais estudantes selecionados na segunda fase teriam o perfil esperado de um futuro CEO′′, conta Ademar Couto, diretor da consultoria e coordenador do programa.
Entre as características desse perfil ele cita liderança, influência alta, capacidade de assumir riscos, capacidade de tomar decisões sobre pressão, dinamismo e bom autocontrole. De acordo com o executivo, os universitários inscritos vieram de todas as partes do Brasil, e das melhores universidades públicas e particulares.
′′Neste ano, particularmente, pudemos perceber por parte das empresas um interesse maior em promover essa experiência única para os universitários′′, afirma. E cita como exemplo o programa que a VLI, uma das empresas participantes, marcou para o estudante, no caso Vinícius Costa Soares: começará as 6 horas da manhã com o universitário indo à academia com o CEO da empresa, Marcello Spinelli.
Logo em seguida, após o café da manhã, se iniciará um dia exaustivo de visitas às plantas da empresa, almoço com a diretoria e o dia se encerrará as 19 horas com jantar com o CEO e todos os estagiários da empresa de logística.
Tanto Couto quanto o presidente da Odgers, Luiz Wever, ressaltam a importância da experiência para o ganho de conhecimento que os universitários terão com esse dia, já que eles acompanharão in loco como se dá a gestão de uma grande empresa.
Valores. Ricardo Ermírio de Moraes é presidente da Natural One e diz que, além de interagir com seus parceiros (a Odgers), quer ajudar o selecionado, no caso, Patrícia Harumi Suzuki, a ter uma ′′experiência bacana′′.
′′Quero que o universitário entenda o que é uma empresa, conheça o trabalho de uma pessoa que tem a responsabilidade de administrar uma empresa, como é o dia a dia, quais são as preocupações. Enfim, passar uma experiência para o escolhido′′, afirma.
O empresário diz que está vivendo um momento de trabalho muito intenso e que a estudante irá acompanhá-lo nessa jornada. ′′Durante o dia, vou conversando, contando minha vida, não ficando restrito à agenda do dia, mas é muito mais o caso de passar minha experiência de vida, dos meus 30 anos de trabalho, esse é o objetivo.′′
Moraes conta que também pretende passar valores. ′′É isso, valores, experiência e a agenda do dia.′′ E reforça que compartilhar experiência e valores ′′é o mais importante′′.
′′Cada um tem seus valores, sua educação, acho que isso é uma coisa que a minha família carrega há muito tempo e eu tenho muito apreço a isso. E ainda mais no momento do Brasil de hoje, tem uma distinção. E acho importante que as pessoas prestem atenção a isso. Depois a carreira, cada um vai ter suas oportunidades, seus desafios. Mas os valores são pilares e é dentro disso que temos de atuar′′, diz Moraes, deixando antever um dia enriquecedor para a estudante.
Os selecionados
Abdallah Madi
Aline Neves
Beatriz Schnaidman
Caio S. de Freitas
Fernando Trindade
Janis von Fritsch
José Bosco Jr.
Larissa T. da Costa
Leonardo Bock
Leonardo Lee
Lucas Tejada
Marcelo Martins
Patricia Suzuki
Veronica Scheel
Tymo Nakao
Vinícius Soares
(O Estado de S. Paulo - 30.10.2016)
(Notícia na íntegra)