Em despacho publicado no Diário Oficial da cidade de São Paulo de hoje o prefeito Kassab autoriza a celebração de Termo de Cooperação entre a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados para restauro e manutenção da herma do poeta Álvares de Azevedo, localizada no Largo de S. Francisco.
 
Veja abaixo:
 
Despacho do prefeito de SP
 
2008-0.301.454-2 - SMC/Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados - Termo de Cooperação relativo ao restauro e manutenção, por serviços contratados de terceiros devidamente capacitados, da herma do poeta Álvares de Azevedo, localizada no Largo de São Francisco - À vista dos elementos contidos no presente, em especial as manifestações da Secretaria Municipal de Cultura, às fls.120/122, e da Subcomissão de Avaliação de Termos de Cooperação, da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, às fls. 123, AUTORIZO, nos termos do Decreto 50.077/08, a celebração Termo de Cooperação que tem por objetivo o restauro e manutenção, por serviços contratados de terceiros devidamente capacitados, da herma do poeta Álvares de Azevedo, localizada no Largo de São Francisco, Centro, sendo certo que está prevista, como contrapartida, a instalação de uma placa indicativa de cooperação, no tamanho máximo de 0,60m X 0,40m, observada a possibilidade de o DPH/CONPRESP determinarem dimensão mais restritiva em razão da preservação de bens tombados ou de outra forma protegidos.
 
Manifestação do migalheiro Antonio Claret
 
"Conforme despacho publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo desta data, 7 de janeiro, o Prefeito Gilberto Kassab autorizou a celebração de Termo de Cooperação, tendo como partícipes a Prefeitura de São Paulo, o Centro Acadêmico XI de Agosto, a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP e Machado, Meyer Sendacz e Opice Advogados e como objeto a restauração e manutenção da herma do poeta Álvares de Azevedo localizada no Largo de São Francisco.
 
Referida obra, datada de 1907, de autoria do escultor Amadeo Zani, foi inaugurada em 11 de agosto daquele ano, na Praça da República, com a presença do Barão do Rio Branco, por iniciativa do então presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, César Vergueiro. Em 2006, alunos da Faculdade de Direito a removeram para o Largo de São Francisco, ato que causou muita polêmica. A herma está, inclusive, fora do plumo, portando danos em sua base, abrigando no interior do bronze colônia de abelhas. Agora, com a iniciativa de conhecida Banca de Advocacia, cremos que a obra será, não só restaurada, como conservada, atitude que deve ser louvada, servindo de exemplo para que se adotem outros monumentos da cidade de São Paulo, ligados à história da velha Academia."
 
(Migalhas n° 2057, 07.01.2009)