A diversidade da economia brasileira deve manter as oportunidades em 2015. A despeito dos tempos difíceis em 2014, o Brasil teve uma performance relevante no número de fusões e aquisições. Estudo da PwC revelou aumento de 8,25% nas transações em relação ao ano anterior: foram 812 negócios em 2013 e 879 em 2014.
De olho no contexto econômico para 2015, os escritórios se preparam para grandes negócios notadamente a partir do 2º trimestre. Para Adriana Pallis, a expectativa é de um ano movimentado. "Nossas equipes estão bem dimensionadas para atender às necessidades das operações de M&A. Nosso maior investimento deverá ser na formação dos profissionais, efetivação dos estagiários e treinamento dos advogados mais jovens que estão em fase de crescimento na carreira." Sérgio Fogolin crê que o setor deve manter os resultados de 2014, no mínimo. E Fernando Meira vislumbra as oportunidades que devem surgir mesmo em períodos de ajuste econômico e baixo crescimento, eis que "o momento de crise cria muitas oportunidades para quem tem o dinheiro na mão". Atividade multissetorial Os dados da pesquisa confirmam que o negócio de M&A no Brasil continua sendo multissetorial. A diversidade e o dinamismo da economia brasileira devem manter as oportunidades em diferentes áreas durante 2015. Sérgio Fogolin afirma que pode ocorrer uma concentração em alguns setores da indústria, inclusive com mudanças de paradigmas, "saindo daquela empresa familiar e indo para uma estrutura de uma governança muito mais sólida, com empresas de capital aberto". O advogado Fernando Meira comenta que as construtoras envolvidas nos problemas da Petrobras podem ter que vender ativos (concessionárias de estradas, aeroportos, portos) para honrar suas obrigações. E cita também oportunidades no mercado de saúde, após a presidente Dilma sancionar o art. 143 da MP 656/14, que permite investimentos estrangeiros em clínicas e hospitais. Além desses carros-chefes, as áreas de TI, telecomunicações - ou seja, serviços em geral - devem manter-se aquecidas, segundo a análise dos entrevistados, eis que o Brasil ainda não é um mercado maduro e, justamente por isso, não devem faltar oportunidades. Tal qual ano passado, os negócios devem prosperar com maior consistência a partir de abril. Esclarece Sérgio Fogolin: "Teremos um cenário um pouco mais claro ao final do primeiro trimestre. E então começamos a ter um direcionamento do que vai ser o ano."- Migalhas - 23.01.2015