Em 2012, o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados completa 40 anos. Para comemorar essa importante data, decidiu organizar uma celebração diferente: no lugar de banquetes, concertos ou trajes de gala, optou por reforçar o repertório de patrocínios em cultura e arte, em diferentes ações sociais, como forma de compor uma festa que beneficiasse muitas pessoas.
Entre as ações escolhidas, estão o prêmio Ernani de Almeida Machado e a Estação da Juventude Machado Meyer. O prêmio Ernani de Almeida Machado irá presentear bolsistas da Santa Marcelina Cultura, organização social responsável pela administração da Escola de Música do Estado de São Paulo, por meio de um patrocínio aos músicos da Orquestra Jovem do Estado que tiverem melhor desempenho no concurso.
O primeiro colocado receberá um prêmio no valor de R$ 60 mil, o maior concedido a uma orquestra jovem, que deverá ser utilizado para aperfeiçoamento musical em uma instituição de ensino no exterior. As outras quatro colocações receberão R$ 15 mil cada, para bolsa de estudos ou compra de instrumentos.
Além do valor destinado ao concurso, o Machado Meyer também patrocinou a compra de instrumental de percussão de primeira linha para o grupo: pratos, marimbas, pandeiros sinfônicos, tontons, tímpanos, que compõem um sofisticado kit, essencial para a melhoria da sonoridade da orquestra. A Estação da Juventude Machado Meyer foi inaugurada em dezembro pela Secretaria Municipal de Assistência Social da Cidade de São Paulo, juntamente ao Machado Meyer.
O Centro de Convivência para Crianças, Adolescentes e Jovens – Jardim Imbé, situado em uma das regiões mais periféricas da cidade, o Capão Redondo, é um complexo dedicado à cultura, esporte e capacitação de jovens na capital paulista. O espaço prestará atendimento socioeducativo para crianças, adolescentes e jovens, de 6 a 17 anos, e tem como foco a constituição de espaço de convivência e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
A doação de uma das alas do espaço, denominada Estação da Juventude Machado Meyer, inclui uma sala de idiomas, um estúdio para gravação de CDs, uma oficina para DJs, uma sala de informática e um estúdio de dança. Com a parceria, serão beneficiadas 1.140 crianças, adolescentes e jovens atendidos no local. Raquel Novais, sócia-administradora do escritório, quer fazer destas iniciativas exemplos a empresas e outras entidades que possam contribuir com projetos sociais. “Esse é um pequeno gesto para mostrar à iniciativa privada o mundo de possibilidades a sua volta”, enfatiza.