Primeiro estudante a ser ‘sombra’ de um dirigente de empresa na edição 2016 do programa CEO por um dia, Abdallah Madi conta como a jornada o afetou e o que aprendeu com o líder
Com uma boa dose de expectativa, às 7h15 da manhã da última quarta-feira, dia 3 de novembro, o universitário Abdallah Madi deixou sua casa rumo a uma experiência que, posteriormente, ele consideraria “fundamental” para o futuro da sua carreira. Estudante do último ano de engenharia mecânica na FEI, ele foi um dos 16 jovens escolhidos para ser CEO por um dia – programa realizado pela consultoria e executive search Odgers Berndtson com apoio do Estado, PDA International e Machado Meyer Advogados. No caso de Madi, ele foi ‘sombra’ do presidente do Makro Atacadista, Roger Laughlin.
Às 7h45, Madi já estava se apresentando na portaria da empresa, no Butantã. Durante todo o restante do dia, ele presenciou o trabalho do principal executivo da empresa, participando de reuniões com diretores, da discussão de projetos e de assuntos confidenciais. Pôde, enfim, conhecer o funcionamento da companhia de origem holandesa a partir de uma posição privilegiada: a presidência. A rede tem 10 mil funcionários, 75 lojas espalhadas por todo o País, 74 restaurantes e 35 postos de combustíveis.
“O legal é que a agenda do presidente não foi especialmente preparada para o dia, foi a sua agenda corriqueira. Pude participar de várias reuniões, desde a que discutiu quais matérias iriam entrar na revista interna do mês, até reunião de orçamento, decisões financeiras”, conta. Ele também tomou parte de encontros de Laughlin com parceiros da companhia.
O estudante conta que ficou particularmente impressionado com a logística e o planejamento necessários para manter a empresa funcionando corretamente. “A logística e o planejamento para que tudo dê certo, desde o fornecedor que está em determinado Estado até o produto chegar à prateleira e ir para o cliente final, é um processo muito extenso e complexo. Então, a capacidade de fazer tudo isso funcionar como um organismo único, é uma coisa que me deixou impressionado.”
Madi conta que fez muitas perguntas e que Laughlin respondeu a todas. “Ele nunca dizia não para as pessoas. Escutava as ideias e colocava a opinião dele, e se uma ideia precisasse ser readequada, ele abria uma discussão. Não é autoritário.”
Para o universitário, o resultado “superou minhas expectativas”. E apesar da engenharia, conta que pretende seguir uma carreira gerencial, executiva. “A experiência foi uma etapa fundamental para eu entender como deve ser o perfil de uma pessoa nessa área, de como lidar com as pessoas. Pude ver alguém que tem o poder de decisão e tomar essa decisão de uma forma que não prejudique o relacionamento com a equipe”, diz.
De sua parte, o presidente do Makro considerou a experiência “muito boa”. “O jovem participou de todas as reuniões com diretores, reuniões bem variadas, de finanças, de marketing, de discussão do conteúdo da nossa próxima revista interna. Ele visitou todas as áreas da empresa e conheceu praticamente todos os diretores”, diz, acrescentando que pretende repetir a experiência.
Laughlin considerou o estudante inteligente, “com uma ótima cabeça”, que o estudante se aprofundou em vários assuntos e que já chegou ao Makro com conhecimento prévio sobre a empresa. “Ele fez a lição de casa”, diz. Ele diz que sentiu bem em saber que está ajudando um estudante a melhorar seus conhecimentos.
Nos próximos domingos, o caderno Carreiras & Empregos vai mostrar as experiências dos outros jovens e dirigentes que participam da segunda edição do programa CEO por um dia.
A saber: Leandro Bock com a presidente do Banco UBS, Sylvia Coutinho; Victoria Jardim com José Roberto Loureiro, da Laureate Brasil: José Bosco Jr. com Javier Bilbao, da DHL; Larissa Costa, com Esteban Rossi, da BD; Beatriz Schnaidman com Fernando Stinchi, da Epson; Aline Neves com Fabio Fossen, da Bridgestone; Caio de Freitas com Luis Rezendo, da Volvo; Janis von Fritsch com Walter Dissinger, da Cimentos Votorantim; Fernando Trindade com Fernando Alves, da PWC; Leonardo Lee com Roberto Cortes, da Man/Volkswagen; Lucas Tejada com Frederico Pedreira, da Avianca; Marcelo Martins com Mateus Bandeira, da Falconi; Patricia Suzuki com Ricardo Ermírio de Moraes, da Natural One; Veronica Scheel com Paulo Stark, da Siemens; e Vinicius Soares com Marcello Spinelli, da VLI.
(O Estado de S. Paulo)
(Notícia na íntegra)