No dia 9 de março, a InterNews realiza, em São Paulo, o seminário “O Combate à Corrupção: como adequar a sua empresa à jurisprudência e a quatro anos de aplicação da Lei Anticorrupção”.

O evento reunirá renomados especialistas, como Ricardo Saadi, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça; Gilson Dipp, ex-ministro do STJ; e Mário Spinelli, ouvidor da Petrobras e ex-Controlador Geral do município de São Paulo.

O seminário será no Mercure São Paulo Jardins Hotel, Alameda Itú, 1.151. Clique aqui para se inscrever e veja abaixo o programa completo do evento.

Programa

8h00 – Credenciamento
8h30 – Combate à corrupção no Brasil: O que mudou desde a aprovação da lei nº 12.846
-Relação público x privada: desafios para a construção de um sistema de integridade

Mário Spinelli
Ouvidor da Petrobras. Foi Controlador Geral do Estado de Minas Gerais; Controlador Geral do Município de São Paulo; Secretário de Prevenção à Corrupção da CGU e Conselheiro-membro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). É Doutor em Administração Pública pela FGV-SP e Mestre em Administração Pública pela FJP-MG. Autor de livros sobre combate à corrupção.

9h50 – Coffee break
10h10 – Crítica sobre a eficácia da Lei Anticorrupção de 2013
-O teste da lei em situação de crise (Lava Jato)
-Procedimentos administrativos
-Punições
-Acordos de Leniência

Gilson Dipp
Ex-ministro e Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Vice-Presidente do Conselho da Justiça Federal. Presidiu a Comissão de Juristas que elaborou o anteprojeto do Código Penal, coordenou a Comissão da Verdade e foi Corregedor Nacional de Justiça.

11h30 – O Combate à lavagem de dinheiro e a outros crimes financeiros

-As ações e funcionalidades da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA)
-Questões sobre a Cooperação Internacional

Ricardo Saadi
Diretor do DRCI-MJ (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania do Ministério da Justiça e Cidadania), atuando principalmente nos temas: lavagem de dinheiro, corrupção, crime organizado, recuperação de ativos e cooperação jurídica internacional. É formado em Ciências Econômicas, com Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico pela Faculdade Mackenzie (SP). É Delegado de Polícia Federal desde 2002, já chefiou a Delegacia de Repressão à Crimes Financeiros (DELEFIN). É graduado pela ¨National Academy¨ do Federal Bureau of Investigation (FBI).

12h40 – Almoço

14h00 – A adaptação das empresas à nova legislação e às medidas de Compliance
-Caso Construcap

Leonardo Machado
Diretor de Relações Institucionais da Construcap. Foi membro do Grupo de Trabalho do Pacto pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos e da Comissão de Gerenciamento de Riscos do IBGC. É cofundador do Instituto Brasileiro de Ética e Compliance.

15h10 – Por que não decolaram os Acordos de Leniência sob a Lei Anticorrupção

Raphael Soré
Advogado Sócio do escritório Machado Meyer. Especialista em temas de governança corporativa, investigação e legislação de promoção da integridade, com profundo conhecimento da Lei Brasileira Anticorrupção (Lei 12.846/2013) e suas regulamentações. Foi secretário-executivo do Conselho Nacional de Controle Interno, onde participou da preparação e regulamentação da Lei 12.846/2013 na União e em todos estados do Brasil. Atuou ainda na Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo e presidiu o Comitê Estadual de Transparência.

16h30 – Coffee Break
16h50 – Os desafios da transparência corporativa

Bruno Brandão
Representante no Brasil da Transparência Internacional. Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Gestão Pública pela Universidade de York (Reino Unido) e em Relações Internacionais pelo Instituto Barcelona de Estudos Internacionais (Espanha).

18h00 – Encerramento

(Jota-BR)

(Notícia na íntegra)