Apesar de todas as ondas e tribulações que assolam a economia mundial nos últimos meses, a máxima de que a lucratividade nos investimentos é conquistada com a compra na baixa e venda na alta continua sólida e imutável. Desta forma, com a maioria dos mercados enfrentando sérias dificuldades, os especialistas alertam para a tendência de alta dos chamados ‘distressed assets’ nos próximos meses.
A argumentação é de que o cenário pós-Covid-19 oferecerá oportunidades de adquirir ativos que atualmente estão em baixa, mas que logo se recuperarão e possibilitarão rendimentos acima das médias tradicionais. É o caso da indústria da aviação, que foi uma das primeiras a serem atingidas com o bloqueio dos aeroportos logo no início da estratégia de confinamento.
As companhias aéreas foram impedidas de fazerem viagens e estão vendo suas ações despencarem em todas as bolsas ao redor do planeta. Mas este período vai passar e quando as viagens represadas começarem a acontecer, haverá chegado o momento da alta.
Não é de hoje que companhias aéreas sofrem com ciclos de recessão ou que seus problemas são encarados como oportunidades de investimento em situações de estresse. É nisso que acreditam os estrategistas da Hurst, fintech que acaba de estruturar uma operação inédita no país baseada em direitos creditórios de honorários advocatícios de reclamações trabalhistas de ex-funcionários da Vasp.
Com aporte mínimo de R$ 10 mil, os investidores podem adquirir uma parcela desses direitos creditórios que possuem uma rentabilidade esperada de 20,42% ao ano, pelo prazo projetado de 2 a 3 anos. A startup opera por meio de uma plataforma tecnológica baseada em robôs de investimentos que vasculham os sites dos tribunais de justiça e diários oficiais em busca de selecionar as melhores oportunidades envolvendo processos judiciais.
O CEO da Hurst, Arthur Farache afirma acreditar que o momento da economia global permitirá aos investidores alcançar um nível de lucratividade raro nos últimos anos justamente pela possibilidade de aproveitar esta oscilação tão brusca no valor dos ativos. “Identificamos no mercado da aviação um dos fortes geradores destes altos rendimentos e por isso lançaremos outras carteiras deste setor na sequência desta primeira operação com a Vasp”, completa.
A operação engloba os honorários advocatícios de 570 processos trabalhistas conjuntamente, diminuindo o risco da operação e aumentando a diversificação entre ativos. Desde 2017 as nove turmas do TST firmaram o entendimento de que o Estado de São Paulo é obrigado a pagar essas reclamações trabalhistas de forma que elas sejam consideradas dívida pública com prioridade de pagamento. Ele explica que na operação citada, o escritório Machado meyer foi o responsável pela análise da tese, due diligence dos processos, habilitação como Advogados dos processos e levantamento dos valores junto ao Judiciário.
A carteira possui uma razão de garantia de 525%, mais de 5 vezes o valor da operação, que funciona como sobre colateralização e prioridade no recebimento. A operação engloba os honorários advocatícios de 570 processos trabalhistas conjuntamente, diminuindo o risco e aumentando a diversificação entre ativos.
Todo o investimento pode ser feito online através da plataforma da Hurst.
(Monitor Mercantil - 20/04/2020)