A Ímpar Serviços Hospitalares, subsidiária da Diagnosticos da América (Dasa), comprou a totalidade das ações da Biodínamo Empreendimentos e Participações, que controla os negócios de serviços hospitalares, ambulatoriais, clínicos e diagnósticos do Grupo Leforte, por R$ 1,77 bilhão.


A aquisição inclui a participação do grupo em oito ativos, entre eles as unidades hospitalares Leforte Liberdade, Leforte Morumbi e Christóvão da Gama, que também contam com maternidade, ambulatório de atendimento geral e outra especializada em pediatria. além de cinco clínicas.


Na operação, o escritório Machado Meyer Advogados auxiliou o comprador e sua controladora na transação que foi firmada em 3 de dezembro. Representantes do Machado Meyer comentaram que “a operação é transformadora para o negócio da Dasa, pois representa um aumento significativo de leitos em um local relevante para o cliente”.


Com uma equipe das áreas societária, fusões e aquisições, fiscal e imobiliária, o Madrona Advogados representou o Grupo Leforte, propriedade da família Lerário de Medeiros.


A Dasa especificou que a aquisição dobra o número de hospitais em que opera, de seis para 12 unidades. A empresa quer fortalecer sua atuação com um esquema integrado de saúde, do qual a Ímpar e o GSC também fazem parte. A companhia destacou que a integração com o Grupo Leforte a torna o segundo player do setor de saúde brasileiro e a única prestadora de serviços médicos com presença em todas as etapas do atendimento ao paciente.


Estima-se que o faturamento conjunto da Dasa e do Grupo Leforte seja de R$ 9 bilhões, enquanto a força de trabalho é superior a 40 mil pessoas. O fechamento da negociação está sujeito ao cumprimento de uma série de condições precedentes, entre elas a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e demais órgãos reguladores.


Em 8 de dezembro, a Fitch Ratings colocou os ratings da Dasa e da Ímpar em observação negativa, levando em consideração que a alavancagem financeira de ambas aumentará para financiar a aquisição com dívida. Se isso não acontecer, a instituição removerá a nota negativa.


O Grupo Leforte concentra sua atuação no estado de São Paulo e é reconhecido nas especialidades de cardiologia, neurologia, oncologia, traumatologia, pediatria e transplantes de medula, fígado, pâncreas e rins.


Assessores jurídicos

Assessores do Diagnósticos da América S.A. (Dasa) e Ímpar Serviços Hospitalares S.A.:


Machado Meyer Advogados: sócios Guilherme Bueno Malouf, Paulo Henrique Carvalho Pinto, Maria Eugênia Novis e Thalita De Carvalho Novo. Advogados: Sergio Jacintho Guerrieri Rezende e Rodrigo Batah.


Assessores do Grupo Leforte:


Madrona Advogados: sócios Ricardo Madrona, Juliano Okawa e Eduardo Tristão. Associados Francisco Leocádio, Carine Martins e Luiza Wagner.

 

(LexLatin - 06.01.21)