...O crescimento na comercialização não se deu somente no volume de vendas, e sim, na quantidade e complexidade dos negócios. Com isso houve também a necessidade do aumentar a segurança a fim do sucesso da transação, para isso está sendo usada à auditoria legal (ou due dilligence), comumente usado em fusões, aquisição e abertura de capital de empresas.
 
O objetivo da auditoria legal na transação imobiliária é identificar possíveis contingências que envolvem o proprietário e que podem comprometer o negócio jurídico de aquisição. Procura-se realizar um levantamento do histórico da propriedade, a regularidade dos atos de registro, dos aspectos ambientais, além de outros riscos, afirma Alexandre Laizo Clápis, sócio da área imobiliária do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice.
 
De acordo com Laizo focar somente nas claúsulas de compra e venda e registro do imóvel não é o único ponto principal, deve-se também se preocupar com outras questões como ambientais, urbanísticas, trabalhistas, e tributárias. Dando assim uma maior segurança para a transação.