Mariana Rossi Corrêa Meyer, estagiária da nossa área de Infraestrutura, foi aceita em um programa denominado Diplomacia Civil pertencente à ONG Global Attitude. A iniciativa seleciona candidatos de 18 a 32 anos e os prepara, por meio de workshops, para participar de conferências sediadas e promovidas por organismos internacionais como o FMI, a OMC, a ONU, dentre outros.
O objetivo do programa é conectar pessoas, organizações e governos, inspirando-os a compreender e transformar o mundo, por meio da expansão de horizontes acadêmicos e profissionais.
Mariana foi escolhida para participar do Vienna Energy Forum 2017, evento promovido pela UNIDO (United Nations Industrial Development Organization), da ONU, de 9 a 12 de maio, na capital austríaca.
Além dos workshops promovidos pela ONG, que trataram de ferramentas de networking e da própria história e atuação da UNIDO perante a comunidade internacional, Mariana teve a oportunidade de escrever um artigo de pesquisa. Nele, explorou a inserção das fontes renováveis de energia em nosso ordenamento jurídico como forma de concretização da meta do desenvolvimento sustentável. O estudo poderá ser acessado em breve aqui.
Segundo Mariana, a conferência discutiu o papel da energia limpa para o alcance dos SDGs (Sustainable Development Goals ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS), estabelecidos no Acordo de Paris em 2015. Além disso, os painéis não se limitaram a discutir energia limpa, trazendo, também, discussões sobre a correlação dos 17 Objetivos entre si e de que forma eles estão sendo alcançados (ou não) em escala mundial.
Por meio do programa, Mariana visitou ainda a Embaixada do Brasil em Viena e teve o privilégio de conversar com o embaixador. Visitou também a sede da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), participando de uma reunião com o Diretor de Pesquisas da organização, na qual discutiram a conjuntura econômica atual brasileira e o setor de óleo e gás.
“As conversas, discussões e pessoas que conheci me ajudaram a entender melhor o setor elétrico e quais são os desafios que a comunidade internacional como um todo enfrenta perante a necessidade da busca pelo desenvolvimento sustentável”, comenta.